Processamento de Matrícula Imobiliária


Categoria: Processamento de Documentos - em 06/04/2022

Transforme sua gestão imobiliária com a automatização de documentos. Ganhe eficiência e evite erros com a tecnologia da Beaver!

A matrícula imobiliária é uma certidão em que é reproduzida de forma fiel dados do imóvel como localização, dimensões, proprietários, se existem ônus sobre o imóvel, entre várias outras informações.

O processamento da matrícula de imóveis é muito importante para todo o mercado imobiliário, pois é o documento que contém a maior parte de todas as informações relativas a um dos ativos financeiros mais importantes de nossa economia.

Ao automatizar o processo de leitura desse documento, qualquer empresa poderá contar com diversas vantagens, entre elas a diminuição de erros de leitura e melhor utilização dos dados extraídos.

Confira em nosso artigo em quais etapas da esteira de crédito a matrícula imobiliária é importante, e a vantagem de se automatizar esse processo. 

 

Sobre a matrícula imobiliária

As matrículas imobiliárias podem ser usadas em diferentes tipos de esteiras de análise. Este documento é responsável por fornecer informações fiéis sobre um imóvel, como localização, dimensões, proprietários e ônus sobre o ativo.

Um exemplo mais claro da utilidade deste documento: a cada compra ou venda de um imóvel, acontece uma averbação, ou seja, é registrada na matrícula imobiliária do imóvel que ocorreu uma transação e que ele possui agora um novo proprietário.

A matrícula imobiliária pode ser considerada como a memória de todas as transações que impactaram um ativo, no caso, o imóvel.

 

Como a matrícula de crédito ajuda na prevenção de fraudes processuais?

Quando falamos em fraudes, não estamos falando de registros falsos na matrícula imobiliária, afinal de contas isto é um ato ilegal que está relacionado à falsificação de um documento registrado em cartório, o qual, por princípio, possui fé pública.

Mas então como acontecem as fraudes relacionadas à matrícula imobiliária?

Quando falamos de fraude, estamos falando principalmente de ativos estressados, cujos proprietários têm algum problema. Essas fraudes podem acontecer principalmente em paralelo a ações judiciais. Por exemplo:

Se o proprietário de um imóvel possui uma dívida com um banco, ele está sujeito a perder este imóvel em caso de uma ação judicial, como forma de quitação da dívida.

Com medo dessa perda, o proprietário vende este imóvel para que não seja rastreado e, eventualmente, liquidado pela justiça com fins de quitação desta dívida existente.

A fraude à execução irá atestar que houve uma negociação e uma alteração indevida no status de propriedade do imóvel durante ações de execução, como uma penhora, por exemplo.

Percebemos com isso, que a matrícula imobiliária pode ser uma “carta na manga” em assuntos judiciais, sendo extremamente útil para empresas que atuam com recuperação de créditos.

 

A matrícula imobiliária interfere na esteira de crédito?

Quando se fala da “esteira de crédito”, se fala do processo responsável por todas as etapas de análise para a concessão do apoio financeiro a um tomador de crédito.

Na compra de um imóvel, parte do processo é a avaliação da garantia imobiliária para que o banco conceda ou não o crédito. Ao receber um pedido para um crédito imobiliário, ou um financiamento, os analistas da esteira de crédito avaliam diversos documentos do vendedor, do comprador e do imóvel.

É nesse ponto que a matrícula imobiliária se torna importante. Uma operação de financiamento imobiliário requer uma série de documentos e certidões para que seja formalizada.

Por meio da matrícula imobiliária será feita uma análise minuciosa do ativo garantidor, em que será verificado, por exemplo, se há registros anteriores de alienação fiduciária ou hipoteca, ambos atos que podem concorrer com a garantia a ser concedida em um novo empréstimo.

Outro ponto que os analistas procuram na matrícula são todas as características físicas do imóvel, importantes para a qualificação do ativo no contrato final. 

A matrícula do imóvel se torna então muito importante para garantir que o ativo garantidor está mesmo livre de ônus, que as qualificações físicas do imóvel estão corretas, e que os dados do vendedor conferem com os colocados em proposta.

Essa verificação é importante para os que analistas da esteira entendam que aquela proposta cumpre os requisitos básicos para a concessão da linha de financiamento. 

 

Principais problemas referentes ao processamento manual da matrícula imobiliária

Como se percebe, a matrícula imobiliária é um documento essencial no processo de concessão de crédito.

Existem algumas questões problemáticas em relação à matrícula imobiliária. Vamos conferir dois dos principais problemas no processamento da matrícula imobiliária:

 

1) Dificuldades em encontrar os dados no sistema

A matrícula imobiliária é anotada no Livro n°2 do Registro Geral de Imóveis da Jurisdição onde o imóvel está localizado.

A busca da matrícula imobiliária no RGI e o seu processamento seguinte, quando feitos de forma manual, podem ocasionar alguns problemas.

Um deles é a grande dificuldade de encontrar e tabular os dados do documento, uma vez que o sistema geral de RI ainda não está todo integrado, e que  não há uma padronização na confecção da matrícula no território nacional para o processamento dos seus dados.

 

2) Erros no processamento da matrícula imobiliária

Esse é um erro ocasionado principalmente por conta da inclusão manual de dados da matrícula imobiliária em sistemas.

Todo trabalho humano está sujeito a erros, ainda mais quando se trata de tarefas com diversas repetições, digitações e que necessitam de muita atenção. 

Esses possíveis erros podem acarretar perda de produtividade, multas entre outros.

 

Vantagens em se automatizar o processamento da matrícula imobiliária

São vários os erros que podem ser cometidos ao processar uma matrícula imobiliária de forma manual. Por isso, cada vez mais as empresas estão se dando conta da vantagem de automatizar esse processo. 

São muitas as vantagens em digitalizar o processamento da matrícula imobiliária. Confira abaixo as principais delas.

 

Vantagem competitiva

Plataformas de Inteligência Artificial, como a Beaver, são uma ótima opção para ficar à frente dos seus concorrentes, já que é você irá agregar maior qualidade e resultados para o seu time e negócio, com uma esteira de crédito mais automatizada e precisa.

 

Preservação dos documentos

Todo documento físico, ou seja, impresso, está sujeito a ação do tempo. Além de a tinta apagar com o tempo, existem também os danos causados pelo seu manuseio.

Mas, ao contar com o formato digital, esses documentos não irão mais sofrer com esses problemas. Além disso, é possível realizar o armazenamento de um grande número de arquivos em formato digital, o que nem sempre é possível quando contamos com documentos físicos.

 

Padronização dos documentos no sistema

Ao contar com a automação do processamento da matrícula imobiliária, a inclusão desse documento será feita e armazenada sempre da mesma forma, levando a uma padronização do abastecimento do seu sistema com informações vindas dessa fonte de dados. 

Essa padronização irá facilitar ao seu time o acesso aos dados necessários sempre que possível, ganhando tempo e aumentando a produtividade.

 

Uso estratégico de recursos

Quando o processamento das matrículas imobiliárias são feitas de forma manual, é preciso de um ou mais colaboradores para executarem esta tarefa.

Porém, quando automatizamos esse processo, estes colaboradores poderão deixar de atuar em uma tarefa trabalhosa e cansativa para atuar de forma ativa no negócio de forma estratégica, trazendo maior produtividade, valor e satisfação aos funcionários. 

 

Como a Beaver pode te ajudar na automação do processamento da matrícula imobiliária

Os algoritmos da Beaver utilizam a inteligência artificial para extrair automaticamente os dados necessários da matrícula imobiliária.

Dessa forma, os processos se tornam automatizados, eliminando possíveis atritos do processamento manual, proporcionando maior nível de assertividade.

Além disso alguns outros fatores fazem da Beaver um ativo estratégico para o seu negócio:

  •  Reorganização de qualquer tipo de informação compreendida nas matrículas de imóveis de forma natural e fácil;
  • Extração simples de relatórios, apenas com os dados que o usuário precisa usar;
  • Facilita a avaliação de carteiras de imóveis, concentrando um grande número de documentos em tempo real e com extração granular;
  • Extração precisa e pontual de informações padrão e também de dados mais específicos, separando cada um deles em campos independentes.


 

Nós, da Beaver, vamos te ajudar na automação do processamento de documentos de forma inteligente, simples, formatando e adaptando nossa plataforma de inteligência artificial conforme a sua necessidade. Saiba mais sobre a gente no vídeo abaixo:

 


 

Tire todas as suas dúvidas com nosso time de especialistas e descubra tudo o que a Beaver pode fazer para te ajudar no processamento de documentos imobiliários, e como iremos te ajudar a ganhar escala e produtividade.