Glossário de termos de IA


Categoria: - em 27/01/2023

Descubra os principais termos de #InteligênciaArtificial e como as #evoluções em #GenerativeAI estão transformando o cenário tecnológico.

Quer ler as notícias de #inteligênciaartificial e entender do que é que estão falando?

AI, que já era tema muito importante, virou #trend no final de 2022 com as evoluções em #generativeai, e abriu uma torneira de novos termos.

Hugging Face, Github Copilot, NLP? A cada dia esses e outros assuntos do universo de AI ficam mais populares.

Pra ajudar a explicar os conceitos principais, de maneira simples, preparamos um #glossário!

Confira abaixo alguns dos termos mais comentados em 2022.

 

Inteligência artificial

é um termo genérico para representar a simulação da inteligência humana por máquinas. O estudo da IA começou na década de 1950, mas evoluiu muito rápido nas últimas duas décadas com o aumento da capacidade computacional e do grande volume de dados disponível. 

 

Machine learning

ou aprendizado de máquina, é um grupo de metodologias que usam computação e estatística para "ensinar" uma máquina a resolver tarefas sem que elas sejam especificamente programadas para isso. 

 

Visão computacional

é uma das vertentes de machine learning que lida com imagens. Entre as aplicações deste campo de estudo estão reconhecimento facial, análise de imagens de raio-x, carros autônomos, monitoramento de plantações agrícolas e muitas outras. 

 

Processamento de linguagem natural

também conhecida como NLP (a sigla em inglês), é o campo de machine learning que estuda a linguagem humana, tanto falada como escrita. Suas aplicações incluem chatbots, processamento inteligente de documentos, sumarização de textos e, mais recentemente, modelos generativos como o ChatGPT. 

 

Dall-E / Stable Diffusion / Midjourney

são exemplos dos chamados modelos de difusão. São uma categoria especial de modelo generativo capaz de criar imagens originais a partir de instruções escritas. O Dall-E 2 foi lançado pela OpenAI em maio de 2022. Na sequência vieram o Imagen (do Google), Stable Diffusion e Midjourney. 

 

Generative AI

é um termo genérico para modelos que geram conteúdo original. Os modelos de difusão como o Dall-E 2, e de geração de texto, como o GPT-3 e o ChatGPT, são exemplos de generative AI. 

 

OpenAI

é uma empresa fundada em 2015 por empresários e pesquisadores, incluindo Elon Musk, Peter Thiel e Reid Hoffman. O objetivo da empresa é pesquisar o campo de inteligência artificial e trazer benefícios para toda a humanidade. Mais recentemnte se associou à Microsoft. 

 

ChatGPT 

modelo generativo criado pela OpenAI e treinado em bilhões de páginas de texto, incluindo livros, wikipedia, blogs e programas de computador. O modelo é capaz de manter uma conversa com o usuário de forma surpreendentemente natural. 

 

AlphaFold

é um sistema desenvolvido pela DeepMind, do Google, capaz de prever a estrutura tridimensional de proteínas. Antes do AlphaFold, os cientistas conheciam a estrutura de 17% das 20 mil proteínas do corpo humano. O modelo de IA conseguiu mapear quase todas as proteínas. 

 

Github Copilot

é um sistema desenvolvido pelo GitHub (da Microsoft) e OpenAI, usado por programadores para acelerar o processo de escrita de código de computador. É um modelo generativo baseado no GPT-3 e treinado especificamente em linguagens de programação. 

 

Hugging Face

é uma empresa que desenvolve ferramentas para o desenvolvimento de modelos de machine learning. Vem sendo uma das grandes responsáveis pelo avanço do uso desta tecnologia por empresas e entusiastas.